segunda-feira, 7 de março de 2011

Os Quatro Pilares da Educação

1. Aprender a conhecer

A preocupação da educação não deve ser apenas com o conhecimento em si, mas em proporcionar aprendizagens de como adquirir esse conhecimento. O mundo está em constante transformação, as informações mudam em pouco tempo, o que precisamos é fazer com que os indivíduos adquiram competências para se adaptarem a situações novas e imprevistas. O importante não é mais a quantidade das informações acumuladas, mas saber selecioná-las e refleti-las a fim de buscar soluções necessárias para o seu dia-a-dia.


2. Aprender a fazer

O aprender a fazer está relacionado com a questão profissional. Mais do que os conhecimentos técnicos, é preciso aprender os conhecimentos comportamentais, o saber trabalhar em equipe, usar a criatividade, ter iniciativa. As habilidades físicas estão sendo substituídas pelas habilidades cognitivas, já que cada vez mais as máquinas estão automatizadas e o homem está no comando delas. Não se pode mais preparar alguém simplesmente para uma atividade específica, porque a todo o momento as coisas evoluem, então é necessário o preparo para a inovação, a solução de conflitos. Juntamente com isso é preciso saber trabalhar em equipe, uma melhor relação entre as pessoas, tanto nas economias formais quanto nas informais é necessário aprender como comportar-se em situações de incerteza.


3. Aprender a viver juntos, aprender com os outros

A sociedade competitiva e os preconceitos geram uma violência que deve ser combatida pela escola. Ensinar a viver junto é fundamental, conhecendo antes a si mesmo para depois conhecer e respeitar o próximo na sua diversidade. A melhor maneira de resolver os conflitos é proporcionar formas de buscar projetos e objetivos em comum, através da cooperação, pois assim ao invés de confrontar forças opostas, soma-se a diversidade para fortalecer as construções coletivas.

4. Aprender a ser

A educação deve contribuir para a formação integral do ser humano, em todos os seus aspectos físico, espiritual, social, intelectual, etc. de forma que cada um possa desenvolver sua criatividade e senso crítico, seus valores que o conduzam à construção de própria história. É importante que todos tenham oportunidade de desenvolver seus talentos pessoais, para que tomem iniciativas criativas que levem à resolução de conflitos sociais. Estímulo às artes e imaginação criadora são fundamentais para a formação da autonomia, numa época em que a tendência é a padronização de comportamentos.


Fonte: Educação: Um Tesouro a Descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999)

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