sábado, 20 de novembro de 2010

Comunicação Interpessoal

Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia.
Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor entre elas:
· Julgar os outros a partir dos nossos valores;
· Postura hostil;
· Diferenças pessoais.

O QUE FAZER:
  • Formular perguntas;
  • Escutar atenta e ativamente o outro, mas lembrando-se que escutar é mais que ouvir;
  • Demonstrar respeito e aceitação;
  • Tentar estabelecer empatia com seu interlocutor;
  • Fazer comentários descritivos e não avaliativos.

A Importância do feedback nas relações interpessoais:
Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento, é comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas
O feedback precisa ser:
  • Descritivo ao invés de avaliativo;
  • Especifico ao invés de geral;
  • Solicitado ao invés de imposto;
  • Oportuno;
  • Claro para assegurar comunicação precisa.

“QUANDO CONSEGUIMOS OBTER ACORDOS, PODEMOS TER CERTEZA QUE ESTAMOS MELHORANDO NOSSA CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO HUMANO E PRINCIPALMENTE FORTALECENDO O NOSSO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO”.
Drª Waldirene Gualberto

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