Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia.
Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor entre elas:
· Julgar os outros a partir dos nossos valores;
· Postura hostil;
· Diferenças pessoais.
O QUE FAZER:
- Formular perguntas;
- Escutar atenta e ativamente o outro, mas lembrando-se que escutar é mais que ouvir;
- Demonstrar respeito e aceitação;
- Tentar estabelecer empatia com seu interlocutor;
- Fazer comentários descritivos e não avaliativos.
A Importância do feedback nas relações interpessoais:
Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento, é comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas
O feedback precisa ser:
- Descritivo ao invés de avaliativo;
- Especifico ao invés de geral;
- Solicitado ao invés de imposto;
- Oportuno;
- Claro para assegurar comunicação precisa.
“QUANDO CONSEGUIMOS OBTER ACORDOS, PODEMOS TER CERTEZA QUE ESTAMOS MELHORANDO NOSSA CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO HUMANO E PRINCIPALMENTE FORTALECENDO O NOSSO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO”.
Drª Waldirene Gualberto
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