Um elemento indispensável na estruturação de uma organização é a comunicação: ela deve ser clara, objetiva, significativa e com ausência de ruídos. Os problemas advindos da interação interpessoal devem ser solucionados através do diálogo. Os problemas devem ser enfrentados sem atritos ou apatia, e sem evitá-los através do pensamento de grupo.
- Busque idéias;
- Debata propostas;
- Não combata pessoas;
- Evite questões pessoais;
- Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
Tipos de Comunicação
Linguagem verbal:
- oral;
- fala;
- escrita: letras e símbolos.
Linguagem não-verbal
- comunicação visual: olhar;
- movimentos corporais: postura;
- expressões faciais: fisionomia.
“Os gestos e os movimentos expõem os sentimentos ocultos”.
A importância do tipo de liderança no Relacionamento Pessoal
Tipo de liderança:
AUTOCRÁTICA ou DEMOCRÁTICA.
Os líderes de hoje, terão que ter capacidade de adaptações rápidas, e de promover mudanças em contraste com a administração tradicional.
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